5 dicas para planejar a sua viagem de moto

Chegou a época de férias, momento em que muitos ficam ansiosos para pegar a estrada com a sua paixão de duas rodas! Seja viajando em grupo ou sozinho, passar horas na estrada exige alguns cuidados básicos.

Viajar de moto demanda um planejamento prévio um pouco mais detalhado do que o carro, já que o motociclista está mais exposto à ações do clima, as paradas precisam ser mais frequentes, além da falta de espaço para o armazenamento da bagagem. Por isso, preparamos algumas dicas especiais para você incluir no seu planejamento. Confira! 

1- Faça uma revisão na sua moto

Segurança em primeiro lugar! Fazer a revisão periodicamente é um item indispensável, mas quando estamos falando em viagens, ele se torna ainda mais importante. A revisão e a manutenção preventiva evitam problemas futuros e até mesmo com que você fique parado na estrada. 

Faça uma revisão geral para ter a certeza de que tudo irá correr bem! Pneus, freios, água, filtro, óleo do motor e itens de iluminação são os principais.

2- Faça um checklist de tudo o que você precisa levar e esteja preparado para enfrentar a chuva e o clima quente

O checklist é indispensável para que você não deixe nada para trás. Quando estamos viajando de moto, é preciso estar preparado para qualquer mudança climática. Protetor solar, jaqueta de pilotagem e capa de chuva são essenciais! 

3- Pesquise as rotas previamente e saiba os melhores locais para realizar paradas 

Fazer paradas a cada 2h ajuda a manter a atenção e as boas condições do piloto. Por isso, é importante realizar uma pesquisa prévia do percurso e os melhores pontos para realizá-las, prezando também pela segurança. 

4- Não se esqueça do básico: os equipamentos de proteção 

Para manter 100% da sua atenção na estrada, também é preciso estar vestido adequadamente e de forma confortável. Além disso, utilizar os equipamentos de proteção na estrada contribuem para manter a segurança do motociclista, já que ele estará exposto a ações externas que podem ocorrer na estrada (não se esqueça que a mesma dica serve também para o garupa). 

5- Não exagere nas bagagens, elas podem trazer instabilidade para quem está pilotando

Leve somente o necessário! Excesso de bagagem pode deixar a moto pesada e trazer mais instabilidade ao piloto. Também é importante evitar carregar mochilas que podem deixar o corpo cansado, prefira apoiar as alças sobre o banco da moto. 

Dica extra: tenha sempre com você um Reparador de Pneu Furado para moto. Além de prático, ele garante a sua segurança e pode ser bastante útil nestas situações. Mas vale lembrar que não é uma solução definitiva! 

Agora que você já conhece algumas dicas essenciais para viagem em duas rodas, bora pegar a estrada? Há 34 anos, o GRUPO MELC te acompanha em todos os seus caminhos, com peças plásticas, de iluminação e retrovisores. Juntos, nós chegamos mais longe!

Tem alguma dica para os motociclistas e apaixonados pelo universo das duas rodas ou tem uma experiência interessante para contar pra gente? Comenta aqui!  

Deixe um comentário