ORGANIZAR PARA LUCRAR: DICAS PARA MELHORAR A GESTÃO DO SEU NEGÓCIO

O GRUPO MELC traz dicas valiosas para o gerenciamento de estoque da sua loja ou oficina. Confira quais você já conhece e tente implementar as demais para aprimorar seu inventário, atender seus clientes com rapidez e aumentar a lucratividade do seu negócio.

Para aqueles que trabalham com motopeças e serviços, alguns pontos são cruciais na hora de colocar em prática a organização do estoque, como: espaço apropriado para guardar os produtos, sistema de controle eficiente e atualizado, conhecer a concorrência, entender seu próprio cliente e o montante de capital a ser investido. É preciso estar atento a cada um destes tópicos, pois a correta gestão do estoque pode definir o sucesso ou fracasso da empresa.

Facilitando alguns desses processos e economizando tempo para o lojista focar no que realmente importa, ou seja, as vendas, o GRUPO MELC oferece ferramentas auxiliares de controle em seus produtos, como o código de barras e as embalagens individualizadas, além da pontualidade na entrega, qualidade dos produtos e o melhor custo-benefício do mercado.

Organização e armazenamento

Os produtos do GRUPO MELC (LUMI MELC, RETRO MELC e MELC MOTOPEÇAS) recebem etiquetas com descrição completa e código de barras ainda na linha de produção. Tudo devidamente padronizado, facilitando o gerenciamento do estoque ainda fora da caixa. Caixas estas feitas de papelão com resistência para empilhamento e até mesmo para uso como prateleira pelo lojista. Com peças embaladas individualmente em saco bolha especial, que garante a segurança dos produtos, sem manchas ou marcas nas partes pintadas graças a parede lisa dupla.

Do balcão para dentro, a separação e organização dos produtos com base no método de preferência auxilia a encontrar mais rapidamente o que seu cliente precisa, além de evitar o desaparecimento de peças no estoque e até mesmo a compra de novo lote de reposição enquanto ainda há produtos “escondidos” na prateleira. 

Da separação visual, que possibilita acesso rápido ao produto – divisões por marca, por ano dos modelos, por tamanho das peças – a demarcação de setores é o primeiro passo. Passando a separação física, que assegura o armazenamento em perfeito estado de conservação, protegido de quebras e arranhões, como no caso de carenagens e partes pintadas, mantendo as características originais até a entrega para o cliente, valorizando o serviço prestado e o valor cobrados – peças retiradas da embalagem desnecessariamente e que ficam a mercê de batidas, poeira e outros, bem como o empilhamento direto de umas sobre as outras em contato direto, sem o plástico bolha são algo comum neste ramo, assim como a pechincha dos clientes ao se depararem com as avarias.

Controle e sistemas

Faça uso de sistemas, planilhas e demais controladores de estoque tanto para acompanhamento diário do negócio quanto para o preparo do pedido junto ao GRUPO MELC e seus vendedores. 

Existem sistemas de baixo custo e outros mais sofisticados, dedicados à gestão de empresas, permitindo controle mais apurado do estoque – quantidade de produtos, valores de compra/venda/lucro, datas de entrada e saída, cadastro de fornecedores e etc. Tudo isso permite ao gerente visualizar de forma estratégica e organizar eventuais promoções, reajustes, compras em maior quantidade ou o aumento na rotatividade de determinado produto, entre outros.

Tenha sempre em estoque e compre mais do que vende mais e o mínimo necessário do que vende menos, a MELC oferece a Caixa Máster (opcional para todos os itens) para auxiliar na compra do que você realmente precisa.

Conheça a concorrência e seu público

Saiba quem são seus concorrentes no quarteirão, no bairro, na cidade, saiba também quem é seu consumidor, conhecer as demandas e interesses locais auxilia no planejamento de compra e as compras inteligentes aumentam o giro e a lucratividade. 

Se o seu negócio é considerado pequeno perto de um grande empreendimento que fica a algumas ruas de você, sua loja pode se especializar em algum aspecto que não é bem explorado pelo seu concorrente. Ofereça um atendimento superior, escute e entenda o problema levado pelo cliente e responda sempre com sinceridade, afinal, a internet está aí e muita gente pesquisa online antes de decidir onde gastar seu dinheiro. Nesse caso, transmitir confiança e ser preciso no diagnóstico das necessidades do cliente conta a seu favor e aumenta as chances de fazer negócio!

Investir para crescer

Com todos esses dados em mãos, estude e defina a forma de trabalhar que melhor se adeque ao seu negócio, seja mantendo grande estoque e pouca variedade de produtos ou estoque reduzido e mais variado, o valor a ser capitalizado em peças e formar seu estoque, a sazonalidade das vendas – em época de chuva acontecem mais acidentes e aumenta a procura por reparos, por exemplo. Planeje o melhor momento para promoções e eventuais parcerias com seu fornecedor e veja as vendas crescerem.

De acordo com o manual SEBRAE, “na seleção de seus fornecedores, você deve levar em conta os seguintes aspectos: tradição de qualidade, pontualidade na entrega, entre outros. Seguindo esses princípios as empresas se mantêm fiéis aos seus fornecedores tradicionais.”. 

E o GRUPO MELC preenche todos os requisitos para ser o principal fornecedor da sua empresa, com a tradição e qualidade de quem atende o mercado há mais de 34 anos aliado ao ótimo atendimento, pontualidade e todos diferenciais que a empresa entrega ao mercado.

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