Trail ou Street

Uma escolha (muito ou nada) difícil: Trail ou Street

Uma das dúvidas que geralmente assombram os mais novos motociclistas – vou comprar uma moto, mas qual modelo escolher, trail ou street? A seguir, trouxemos as principais diferenças entre os dois tipos para ajudar a resolver essa questão.

Tenha você o biotipo que for, seja experiente ou recém-habilitado, na hora de escolher entre um modelo trail ou street, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração e que vão além do gosto pessoal. É preciso pensar no tipo de terreno e de via que passará mais tempo pilotando, o nível de confiança e segurança que sente ao se sentar atrás do guidão da moto.

Além do fator financeiro e de saber o que cabe no seu bolso, é preciso levar em consideração o uso da motocicleta (lazer ou trabalho) antes de decidir qual tipo escolher. Também é importante realizar uma pesquisa rápida dos principais custos com manutenção, como: pneus, pastilhas de freio, partes de carenagem (MELC MOTOPEÇAS), iluminação (LUMI MELC) e revisões na concessionária ou com mecânico independente, isso pode ajudar a definir os parâmetros de decisão. Em ambos os casos, os equipamentos de proteção podem ser os mesmos: jaqueta, calça, botas, luvas e o capacete, que por questões estéticas, pode ser fechado ou do tipo cross. E para dar aquela conferida no visual, nada melhor do que os retrovisores RETRO MELC.

Seja qual for sua decisão, nós oferecemos centenas de opções de peças e acessórios de qualidade superior para reparar, substituir ou incrementar os mais diversos tipos de motos, de todas as marcas do mercado brasileiro. E para ajudar a equilibrar a equação da razão e da emoção antes de decidir, apresentamos uma lista de características e peculiaridades de cada modelo.

Conheça as vantagens e desvantagens da Trail

Os modelos trail têm como característica principal a semelhança com motos off road, geralmente usando rodas raiadas de aro 21” (ou 19”) na dianteira e 18” na traseira, suspensões de longo curso, corpo esguio, pneus com sulcos mais profundos e quadrados. 

A posição de pilotagem é ereta e de braços abertos, as pernas pouco flexionadas – de acordo com o tamanho de quem pilota – e o assento tem formato mais estreito e retilíneo, favorecendo a movimentação do piloto sobre a moto. Dentre os modelos que se enquadram na denominação trail temos: Honda NXR 160 Bros, XRE 190, XRE 300, Yamaha XTZ 150, XTZ 250 Lander, Crosser 150, Kawasaki Versys 300 e BMW G310 GS, para citar alguns.

Yamaha XTZ 250X

Honda NXR Bros

Honda XRE 300

Estas características fazem das trails o verdadeiro topa tudo das motos, podendo encarar o trânsito e se livrar dos retrovisores dos carros passando por cima deles no corredor, ou transpor buracos, quebra molas e poças d’água com extrema facilidade. 

São versáteis e de leve condução, possuem menos carenagens e partes metálicas ou de plástico rígido, sendo menos suscetíveis a grandes danos em pequenos acidentes. Mas como nem tudo na vida são flores… De peito aberto para o vento e na posição sentado/em pé, pilotar por longos períodos sem intervalo pode ser mais cansativo, além de deixar quem conduz mais vulnerável às forças do vento (tanto frontal, quanto mais rápido mais força para se segurar a moto, quanto lateral, sentido com mais frequência em rodovias e em forma de rajada, mudando até mesmo a trajetória da moto). 

A altura pode inicialmente assustar alguns, mas é uma questão de testar e se sentir confiante na moto, pois o tempo que se passa parado e com os pés no chão é infinitamente menor do que o tempo rodando. Então basta um pé bem apoiado ou as duas pontas tocando o solo simultaneamente para trazer a desejada segurança parado.

Conheça as vantagens e desvantagens da Street

Os modelos street tem como característica principal a semelhança com motos esportivas, ou speed. Configuradas geralmente com rodas de liga e aro 18” em ambas, dianteira e traseira, porém de perfil mais largo e liso. Sua posição de pilotagem é curvada, cotovelos flexionados quase tocando as coxas, pernas com joelhos na altura dos quadris abraçando o tanque de combustível, praticamente uma posição de ataque. O assento traz dois níveis, um para o piloto e outro para o garupa, mais baixo e largo, oferecendo suporte constante e encaixe seguro para quem conduz. 

Das motocicletas que se encaixam na categoria street, temos: Honda CG (toda gama), CB Twister, Yamaha Factor, Fazer 150, Fazer FZ25, Suzuki GSR 150, Kawasaki Z400, KTM 390 Duke e BMW G 310 R, dentre outros.

Honda CG Fan

Honda CG Titan 

Estas características tornam as streets, queridinhas entre os amantes da velocidade e esportividade. Ideais para cortar o vento e chegar rápido, não importa o destino. São motos leves, com uma vasta gama de acessórios que facilitam a vida no dia a dia. Econômicas na cidade e na estrada, além de oferecer mais conforto graças às carenagens e a posição de pilotagem mais aerodinâmica. Contudo, se o seu percurso diário inclui ruas sem pavimento ou com vias muito acidentadas, os prazeres de pilotar podem ir por água abaixo devido ao menor curso de suspensão. 

O maior raio de curva dificulta as manobras ao costurar entre os carros e ao estacionar, além da altura do guidão ser praticamente a mesma dos retrovisores, exigindo uma verdadeira dança para driblar os carros no corredor. Apesar da menor altura direta do assento para o solo, a maior largura do assento também pode dificultar pilotos mais baixos a alcançar as plantas dos pés no chão, o ideal é fazer um teste para saber se sente a confiança necessária para suportar a moto quando parada.   

No fim das contas o que importa é sentir o vento e a liberdade de rodar em duas rodas, independentemente de cilindrada, tipo ou estilo. Você vai de moto e as marcas do GRUPO MELC vão com você, oferecendo produtos de qualidade sempre que precisar!

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